Doação de Sangue

AddThis Social Bookmark Button

Tenho que fazer exames antes para poder doar sangue?

 
Não é necessário, pois no dia da doação você irá passar por uma avaliação(triagem) e estando apto a doação serão colhidos também os exames de sorologia. Por isso a importância da sinceridade das respostas nesse momento.
 
Quais os medicamentos que impedem a doação?
 
Esclarecemos que não é viável para o Hemocentro estar disponibilizando esta lista devido a grande variação de normas para medicamentos e a quantidade de medicamentos postos no mercado constantemente.
O ideal é que o doador entre em contato conosco por telefone ou pessoalmente sempre que estiver fazendo uso de medicamentos.
Caso queira pode nos contatar pelo fone 0800-722-8432 (VIDA).
 
A doação de sangue afina ou engrossa o sangue?
 
A doação de sangue não afina nem engrossa o sangue. Após a doação, existe a reposição do volume e componentes do sangue pelo próprio organismo até atingir um equilíbrio existente antes da doação.
 
É necessário jejum para doar sangue?
 
O candidato não pode estar em jejum! No entanto, ele não deve ter ingerido alimentos gordurosos (como “bacon”, ovos, feijoada, etc.) pelo menos 4 horas antes da doação.
 
O que acontece se for encontrado algum exame laboratorial alterado na doação?
 
Nesse caso, o candidato será convocado para comparecer ao Hemocentro para ser orientado sobre o significado desse exame e ser encaminhado para atendimento médico especializado quando for o caso.
 
Quais os benefícios do doador de sangue?
 
Em nosso país, é proibida por lei a gratificação direta ou indireta para a doação de sangue. Na verdade, o “benefício” que o doador recebe é saber que está colaborando para estoques de sangue de qualidade para atender a toda a comunidade, lembrando-se que qualquer um pode vir a precisar de sangue, principalmente nas urgências.
 
Posso pegar alguma doença doando sangue?
 
Não. Não existe risco de se “pegar doenças” doando sangue, desde que as doações sejam realizadas nos serviços sob controle da Secretaria de Saúde, como Hemocentros, Hemonúcleos e Agências Transfusionais, onde os procedimentos seguem padrões de segurança e qualidade.
 
Quais as doenças que impedem a doação de sangue?
 
Existe um grande número de doenças que podem impedir a doação de sangue, seja porque a doação nesse caso pode prejudicar o doador, seja porque a doação pode prejudicar o paciente que receberia esse sangue. Para verificar se uma determinada doença impede a doação, é importante que o candidato passe pela triagem de doadores, quando será orientado sobre sua situação específica.
 
Quais os exames são feitos?
 
Os exames realizados são aqueles determinados pela legislação em vigor, definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. São eles: testes sorológicos para Hepatite B e C, Sífilis, Aids, Doença de Chagas, HTLV-I/II; determinação de grupo sanguíneo AB0/Rh; pesquisa de hemoglobinas anormais.
 
Qual a freqüência com que posso doar sangue?
 
O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. É importante ressaltar que os homens podem doar no máximo 4 vezes em 12 meses e as mulheres 3 vezes nesse mesmo período. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de 6 meses.
 
Qual a idade para se doar sangue?
 
Ter entre 18 e 68 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
 
Qual o peso para doar sangue?
 
O candidato deve ter 50 quilos ou mais. Em algumas situações especiais e por solicitação do médico hematologista e hemoterapêuta, a doação pode ser realizada com peso inferior , mas com cuidados especiais.
 
Quanto tempo devo ficar sem fumar?
 
É recomendável um intervalo de pelo menos 2 horas antes e depois da doação, diminuindo assim o risco de reações, como a queda de pressão.
 
Quem já teve hepatite pode doar sangue?
 
Pessoas que tiveram hepatite viral após os 10 anos de idade não podem doar sangue. Os casos em que exista dúvida, o candidato deve procurar o Hemocentro mais próximo para avaliação do caso.
 
Quanto tempo leva o processo da doação?
 
Todo o processo da doação que é cadastro, pré-triagem, triagem e lanche, leva aproximadamente oitenta minutos, podendo ser maior ou menor dependendo da quantidade de pessoas que estão presentes no local.
 
 
Buy cheap web hosting service where fatcow web hosting review will give you advices and please read bluehost review for more hosting information.