Por que o sangue é vermelho?

AddThis Social Bookmark Button


Crédito: Heriot-Watt University

 

 

      gente sabe que o sangue é vermelho, mas nem sempre sabemos explicar o porquê, não é mesmo? Bem, para toda dúvida há de haver uma explicação. E para este caso, é simples compreender de onde vem essa coloração característica. 

 

     O nosso sangue é composto, dentre outras coisas, por hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos). Para se ter uma noção da quantidade de hemácias que temos no sangue, um indivíduo normal tem entre 3 a 4 milhões por decilitro (1 decilitro equivale a 100 ml) de sangue. Os leucócitos (glóbulos brancos), também presentes no sangue, existem em uma quantidade muito inferior, entre 5 mil a 8 mil leucócitos por decilitro de sangue.

 

    As hemácias são constituídas de hemoglobinas, e essas hemoglobinas são responsáveis pela cor do sangue. O papel da hemoglobina é, com a ajuda do ferro, transportar o oxigênio do ar (captado pelos pulmões) para todas as células do organismo. O ferro é um elemento fundamental na coloração do sangue e o principal veículo para que o oxigênio chegue onde deve chegar. 

 

Tem alguma curiosidade sobre o sangue? Envie sua pergunta para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Buy cheap web hosting service where fatcow web hosting review will give you advices and please read bluehost review for more hosting information.