INCT Sangue

Parceria de INCTs promove visita de alunos da rede pública

 

 

Acompanhado de seus professores, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a alimentação saudável e sua importância. Após a palestra, os alunos passaram por diversas estações, onde, através de dinâmicas, puderam aplicar seus novos conhecimentos.

 

 

Na oficina do INCT do Sangue, foi exibido um vídeo abordando as funções e componentes do sangue. Além disso, os alunos puderam manipular bolsas simulando sangue coletado, com o objetivo de compreender os princípios envolvidos na obtenção dos hemoderivados. Os estudantes também puderam visitar as dependências da Unidade Volante de Coleta de Sangue do Hemocentro de Campinas/UNICAMP usada para o atendimento aos doadores nas campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea.

 

 

 

 

Em outras estações, eram medidas a altura, peso e, posteriormente era calculado o IMC de cada estudante. Já em outra, foi realizada dinâmica com os valores calóricos dos alimentos. Os alunos aprenderam ainda, na prática, a montar adequadamente um lanche saudável.

 

Para Sérgio Laranjeiras, professor da EMEF Oziel Alves Pereira, a visita é uma maneira de conscientizar os alunos. “Eu acho que é muito importante essa visita para que eles comecem a cuidar da alimentação desde cedo. Além disso, eles podem contribuir para que até os próprios familiares também aprendam com o que eles viram hoje aqui. Já viemos mais de uma vez aqui e sempre que tem a oportunidade nós viemos”, conta o professor.

Erika Roman, bióloga associada ao CEPID, responsável na FCM pela organização do evento, afirma a importância do contato dos alunos com a universidade. “É bastante válido receber as escolas aqui dentro da universidade, porque a maioria acha que a universidade é bem distante deles, é só a unidade de saúde. Uma vez que eles vêm até aqui e veem algo fora do hospital, é uma visão diferente. Além disso, todas as informações que são passadas aqui são do ponto de vista da saúde, informações que podem mudar o estilo de vida desses alunos. E não podemos esquecer que os alunos são multiplicadores do conhecimento, pois eles podem levar as informações que eles recebem aqui para os pais, amigos, parentes, e assim difundem o conhecimento, que é o nosso principal objetivo.”

A iniciativa, idealizada pela Coordenadora do INCT do Sangue, Profa. Dra. Sara T. O. Saad, ocorre desde 2011 e busca unir cidadania com conhecimento, voltada aos estudantes da rede pública do ensino fundamental e médio, de forma que eles tenham acesso à universidade pública e possam ter contato com questões práticas da biologia.

Confira mais fotos do evento:

 

 

 

 

 

 

Buy cheap web hosting service where fatcow web hosting review will give you advices and please read bluehost review for more hosting information.
AddThis Social Bookmark Button